La Finestra Indiscreta (cerâmica)


"The End of the Day" (2011), é a fotografia que inspira este projecto de fotografia e cerâmica em colaboração com Laboratori Tàctil. "La Finestra Indiscreta", teve uma primeira apresentação em Agosto de 2014 no Festival Internacional de Cerâmica de Argentona na Catalunha. O projecto foi evoluindo e em Setembro de 2015, "la Finestra Indicreta 2.0" esteve em exposição no Starting Point, Centre d'Art la Rectoria, St Pere de Vilamajor, também na Catalunha.



Na imagem vemos uma placa de porcelana de papel feita com muito amor e carinho pelo Laboratori Tàctil, com impressões fotográficas de ZandLou. Dá-se o caso de que estas fabulosas placas de porcelana são translúcidas e, quando iluminadas, destacam a imagem fotográfica que nos desenha espaços e figuras, evocando o clima encantador das sombras chinesas:

De certa forma, “La Finestra Indiscreta” é uma homenagem ao cinema, tanto no apadrinhamento de certos clichés da sua própria história como numa abordagem mais conceptual em que exploramos a idéia da janela como moldura de uma narrativa.




As peças são edificios de barro vermelho com janelas em porcelana onde, através das fotografias impressas, se advinha o interior das casas. Em 2014, na apresentação em Argentona construi-se uma caixa negra para que as pessoas pudessem ver as janelas iluminadas durante o dia.




Aspecto das janelas de porcelana iluminadas. Os edificios grandes são iluminados por luz eléctrica e os mais pequenos por velas.


Em 2015, criou se uma nova versão inteiramente de porcelona. Aspecto da montagem final das peças para a exposição colectiva no Centre de Art de la Rectoria: